A Psicologia Sócio-Histórica

Clínica Social de Condeixa-a-Nova A Psicologia Sócio-Histórica

“O desenvolvimento saudável de qualquer criança faz-se em relação com os outros, adultos e crianças, que lhe mostram o mundo agindo em conjunto sobre este”, in uptokids.pt. 


A Psicologia Sócio-Histórica é a teoria por detrás do Modelo de Intervenção Relacional-Dialógico utilizado na Clínica Social de Condeixa-a-Nova.

“A psicoterapia é uma forma recorrente de interação social (relação social) e o seu espaço de ocorrência é o espaço psicológico, lugar da realidade de cada um. A abordagem da Psicoterapia Sócio-Histórica no Modelo Relacional-Dialógico tem demonstrado grande êxito nos resultados obtidos no tratamento dos mais variados transtornos e patologias clínicas e, na visão de Romanini (2003), a eficácia deste novo paradigma está baseada no sucesso do estabelecimento de um vínculo terapêutico, na qual a cooperação se alia a recursos técnicos e científicos, e às habilidades pessoais do terapeuta.

Esta abordagem tem como fundamento básico a compreensão dos processos psicológicos e da sua rede de significados, dentro de uma visão dialética, estabelecida através da perceção, seleção e significação das informações provenientes do meio interno e externo. O Modelo Relacional-Dialógico, da autoria de Maria Rita Mendes Leal, apresenta uma proposta de desenvolvimento para a compreensão do “EU”, estabelecendo uma ligação entre os passos de desenvolvimento e as estruturas de personalidade (Leal, 1999; Rio, 2001).

O processo dinâmico relacional neste modelo está centrado nas emoções e nos seus significados, incidindo sobre o intercurso relacional e focando o modelo espontâneo de regulação da vida emocional, presente no início de vida da relação mãe-bebé que assegura a primeira estruturação da mente, o “EU” (Rio, 2001).”

Leia mais aqui…


Leia também os artigos que selecionámos para si!

“Para Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor – ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.”

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/lev-vygotsky-teorico-423354.shtml?page=1

“(…) as mudanças que ocorrem em cada um de nós têm a sua raiz na sociedade e na cultura. A relação do indivíduo com o mundo é sempre mediada pelo outro.”

http://pedagogiaaopedaletra.com/comparando-teoria-piaget-vygotsky/