Avaliação Neuropsicológica

Clínica Social de Condeixa-a-Nova Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica é um exame que permite avaliar com maior detalhe aspetos do funcionamento neuropsicológico da pessoa. Avalia mais especificamente as suas funções nervosas superiores: Atenção, Linguagem, Memória, Pensamento, Perceção, Orientação, Funções Motoras e Processos Executivos. Como qualquer processo de avaliação, a Avaliação Neuropsicológica permite delinear um plano de tratamento mais eficaz de acordo com as especificidades do indivíduo.

A avaliação ocorre após a 1ª Consulta, que visa recolher informação sobre o motivo que traz a pessoa à consulta e que alterações a pessoa tem observado – perdas de memória, dificuldades de concentração, alterações de humor, dificuldades na fala, entre outras.

Para a avaliação, o neuropsicólogo dispõe de um conjunto de instrumentos – a designada Bateria de Exame Neuropsicológico, que inclui provas de leitura, de escrita, de orientação espacial, temporal e pessoal, de perceção visual e auditiva, de memorização de estímulos simples e complexos, de funções motoras e de resolução de problemas.

Após a aplicação das provas, redige-se um Relatório de Avaliação Neuropsicológica em que constam que funções neuropsicológicas ainda não estão formadas ou sofreram alterações, e que tipo de manifestações têm essas funções no dia-a-dia do indivíduo. A entrega do relatório é acompanhada de uma explicação dos resultados e do plano de intervenção proposto.

É de salientar que, em regra geral, a avaliação neuropsicológica é acompanhada de uma avaliação da personalidade e do funcionamento emocional do indivíduo, para que seja possível interpretar os dados à luz da estrutura emocional atual. Desta forma, é importante a pessoa estar em contexto de avaliação conforme se sente diariamente.