Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica

Clínica Social de Condeixa-a-Nova Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica

A Neuropsicologia tem como objeto de estudo e intervenção as Funções Nervosas Superiores – Fala, Atenção, Memória, Cálculo, a sua estruturação, desenvolvimento e reestruturação em caso de lesão ou perda das funções adquiridas.

Tem como objetivo capacitar o paciente a reduzir e/ou superar os seus défices cognitivos de forma a melhorar o seu comportamento, a sua adaptação social e a sua qualidade de vida.

Neuropsicologia
É o campo que estuda e permite compreender de que forma as estruturas e funções do cérebro interferem em processos psicológicos específicos e no comportamento. Engloba a avaliação, o diagnóstico e o tratamento em caso de pacientes com condições médicas, psiquiátricas ou do neurodesenvolvimento, assim como noutras situações que envolvem alterações cognitivas ou da aprendizagem.

A Neuropsicologia é assim a resposta adequada, seja através da Habilitação Neuropsicológica, por exemplo, em casos de insucesso escolar e dificuldades de aprendizagem, seja no âmbito da Reabilitação Neuropsicológica, em casos de lesão ou perda das capacidades já adquiridas, em lesões cerebrais provocadas por traumatismos crânio-encefálicos, acidentes vasculares-cerebrais (AVC), tumores intracraneanos, doenças degenerativas (Alzheimer, Parkinson), epilepsia, entre outras.