Orientação Vocacional

Clínica Social de Condeixa-a-Nova Orientação Vocacional

A Orientação Vocacional (Escolar e Profissional) é um processo de tomada de decisão de carreira orientada por um técnico especializado. Este processo pretende: proporcionar uma melhor adequação da escolha académica e/ou profissional ao perfil do indivíduo; promover uma maior e melhor consciencialização do mundo do trabalho e da sua complexidade; informar sobre as diversas saídas profissionais existentes tendo em conta os interesses e aspirações pessoais.

orientação vocacional

Quando fazer? O final do 9º ano e o final do 12º ano constituem etapas importantes relativamente à escolha do futuro profissional. Porém, não existe uma idade nem um ano escolar específico para realizar um processo de Orientação Vocacional. É também recomendável a quem já entrou no mundo do trabalho e pretende fazer um redirecionamento da sua vida profissional, ou para jovens e adultos desempregados que pretendem rever o seu percurso profissional e possibilidades de formação.

Pretende-se promover junto dos jovens um conjunto de competências ao nível do autoconhecimento (características pessoais, valores, interesses e capacidades), da exploração e processamento da informação escolar e profissional e das competências necessárias ao planeamento da carreira e à tomada de decisões.

Na sessão de Orientação Vocacional realiza-se uma avaliação completa através de entrevistas e da aplicação de testes psicológicos e psicotécnicos, nomeadamente de competências intelectuais, de personalidade e de interesses profissionais. Para cada caso, será elaborado um perfil com a integração das diferentes informações recolhidas que servirá como ponto de partida à realização de uma escolha académica ou profissional.